sábado, 26 de abril de 2008

Desbloquear celular terá prazo

A Anatel avalia modificar regras para impedir operadoras de dificultar o desbloqueio de celulares.

Desde fevereiro, quando a agência publicou novas regras para o setor, as operadoras têm o dever de desbloquear aparelhos celulares.

A regra vale para telefones comprados após 13 de fevereiro e só há exceções para vendas vinculadas a subsídio de aparelhos e, mesmo assim, o bloqueio por um período máximo de 1 ano.

Muitos consumidores, no entanto, estão encontrando dificuldades para liberar seus aparelhos. Segundo o grupo de defesa dos consumidores Pro Teste, as teles móveis lideram as queixas de usuários entre todas as empresas que vendem produtos e serviços no Brasil.

No caso do desbloqueio, os usuários encontram obstáculos no excesso de documentos pedidos pelas operadores, prazo para desbloqueio e locais disponíveis para entregar o celular. Muitas lojas de varejo que vendem os aparelhos, por exemplo, não oferecem o serviço gratuito de desbloqueio.

Prazo – Na nova regras publicada pela Anatel não está definido o prazo máximo para a operadora efetuar o desbloqueio. A Pro Teste recebeu queixas de usuários que levaram até uma semana para ter seu telefone desbloqueado. Em seu site, a Anatel afirma que considera adequado o prazo de 24 horas.

Se os problemas persistirem, a agência avalia publicar mudança nas regras de telefonia móvel para impor formalmente o prazo de um dia. O descumprimento da regra poderá acarretar multa para a operadora.

Documentação e local – Pelas regras, só as lojas das operadoras têm o dever de oferecer o desbloqueio, o que libera as lojas de varejo da obrigatoriedade de disponibilizar o serviço. Para conseguir liberar o telefone, o usuário deve apresentar RG, CPF e nota-fiscal.

Os documentos visam evitar o desbloqueio de celulares roubados e impedir o crescimento de um mercado paralelo de celulares, explica a Anatel. Se a operadora, no entanto, pedir documentos adicionais só para dificultar o desbloqueio, deve ser denunciada pelo consumidor.

O desbloqueio deve ser gratuito. Se o usuário receber pedido de pagamento de taxa para o desbloqueio, deve pedir um orçamento por escrito e, com o documento, denunciar a operadora à Anatel, recomenda a Pro Teste. Segundo o órgão de defesa do consumidor, registrar queixas na agência é importante para pressionar as teles a mudarem práticas abusivas.

Fonte: Info Online

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Comediante Jerry Lewis passa mal e cancela show em Londres

Jerry Lewis em um show recente, nos Estados Unidos

Jerry Lewis,80 kg mais gordo aos 76 anos.

LONDRES -- O veterano comediante norte-americano Jerry Lewis, que sofre de fibrose pulmonar, passou mal na noite de domingo, pouco antes de subir ao palco para realizar um show de caridade, em Londres.

Lewis, que tem 76 anos e vem sofrendo de uma série de problemas de saúde há décadas, iria se apresentar no London Palladium, o teatro onde atuou pela primeira vez ao lado do ator Dean Martin, 50 anos atrás.

Notícias veiculadas pela imprensa britânica dão conta de que Lewis recebeu atendimento médico em uma ambulância, perto do teatro, e foi levado, em seguida, para um hospital não identificado.

A mulher de Lewis, SanDee, que está em Las Vegas, nos Estados Unidos, negou que o comediante tivesse sido hospitalizado.

"Ele não está doente; não houve nenhuma mudança em sua condição", declarou.

Nos anos 1980, Lewis chegou a ser declarado clinicamente morto após sofrer um enfarte. Posteriormente, o comediante foi diagnosticado com câncer de próstata, descobriu sofrer de diabetes e teve meningite.

Seu rosto ficou inchado após ele tomar pílulas de esteróides.

Em uma entrevista para o tablóide britânico Daily Mirror, publicada nesta segunda-feira, Lewis disse que sente dores tão fortes que cogitou a possibilidade de cometer suicídio.

"Em abril ficou tão forte que peguei uma arma e pensei seriamente em colocá-la na minha boca", relatou.

Wesley Snipes é condenado a três anos de prisão

Um juiz do estado da Flórida condenou nesta quinta-feira (24) o ator americano Wesley Snipes a três anos de prisão, a pena máxima prevista para o caso, por sonegação de impostos entre 1999 e 2001, informou a imprensa local.

Em fevereiro, o júri considerou o ator de "Blade" culpado por ter cometido evasão fiscal por três anos. Na época, o governo disse que ele devia US$ 2,7 milhões. Snipes foi absolvido de três acusações idênticas e em dois processos de fraude de impostos e conspiração. Ainda assim, os promotores pressionaram o juiz para que Snipes pegasse a pena máxima de três anos de prisão. Eles dizem que o ator é um transgressor "notório" que deveria servir de exemplo.
Os advogados de Snipes dizem que ele merece que a pena seja suspensa. Na quarta-feira, eles apresentaram 36 cartas de amigos, atestando seu caráter. Entre as pessoas que tentaram ajudar Snipes, estão os atores Denzel Washingston e Woody Harrelson. Em 2006, o ator americano já havia sido detido após passar quase dois meses fora dos Estados Unidos com uma ordem de detenção pendente.

Fonte: G1

Que tal ter a Astronomia como hobby?

Passei a me interessar pela Astronomia, recentemente, em 2001. É um excelente hobby. É como o xadrez, pode ser tão simples ou tão complexo quanto queira. Só irá depender do quão longe você deseja ir. Para ter a Astronomia como hobby, você por certo não precisa ser graduado em física nem ser um crânio em matemática.

Assim como a maioria dos hobbies requer algum equipamento, não é diferente com a Astronomia. Sendo assim, qual o equipamento que você irá precisar para aderir a Astronomia como um hobby?

1 - Os olhos.

Este será o seu instrumento principal. De noite, quando você sai de aposentos iluminados de sua casa, seus olhos levam cerca de dez minutos para se adaptar ao escuro. Se mora na cidade, talvez note que a iluminação da rua ou das casas o atrapalha quando quer observar o céu. O que fazer nesse caso? Para obter bons resultados, fique fora do alcance de tais fontes de iluminação.

A condição mais propícia para observar os céus é uma noite escura, sem nuvens e sem luar. A claridade difusa da Lua ofusca muitas estrelas de brilho fraco. Quantas estrelas dá para ver a olho nu? Geralmente, entre 2.000 e 4.000. É mais difícil enxergar as estrelas que ficam mais perto do horizonte porque você olha através de uma camada mais grossa de atmosfera, o que diminui o brilho e causa distorção. Há quem fique surpreso de saber que relativamente poucas estrelas podem ser vistas a olho nu, já que, quando se olha para o alto, temos a impressão de ver milhões delas.

2 - Carta Celeste.

As cartas celeste trazem excelentes mapas dos céus, e podem ser encontradas facilmente na internet e muitas ainda familiarizam o amador com os termos usados na astronomia.

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Exemplo de uma carta celeste. Clique na imagem para ampli-a-la.

3 - Planisfério.

Outro instrumento que eu uso é o planisfério. O modelo que eu uso consiste num círculo com o mapa das estrelas. Possui várias janelas e pode ser girado e ajustadopara a hora e a data desejadas. Assim, tenho condições de saber que estrelas são visíveis do meu ponto de observação em determinada hora e época do ano, na minha latitude.

Obs.: Ao comprar um planisfério, é preciso saber em que latitude se acha a sua cidade.

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Esta é a carta celeste que eu uso. Tamanho 26,3x26,3 cm, capa com sulcos e plastificada, disco interno em azul escuro protegido com verniz Ultra Violeta, preso com botão de pressão que fornece suavidade ao girar o disco para posiconar para observações.

4- Programas de computador.

Existe um grande número de programas sobre Astronomia próprios para principiantes e também alguns mais avançados, que você poderá obter pela internet. Muitos são free e outros são pagos. Clique aqui e você encontrará uma lista de bons programas. O que eu uso é o Starry Night Backyard. Considerado pela maioria como um dos melhores programas para a Astronomia amadora. Ele é um planetário completo, com uma representação gráfica muito realista.Quando você configura-o, ele mostra a visão do céu em tempo real. Você também poderá ver o céu em qualquer época na corrente do tempo. Você poderá fazer uma viagem à Lua, ir pra Marte ou para qualquer planeta do sistema solar ou fora dele!

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Esta é uma imagem tirada do Starry Night Backyard. Aqui você observa a representação da Lua projetando a sua sombra na Terra.

5 - Binóculos

Os binóculos lhe proporcionam uma visão mais ampliada dos céus. Poderá ver belos grupos de estrelas que mais parecem jóias suspensas nos céus. Verá também pequenas nuvens, que na realidade são nebulosas, ou seja, nuvens de poeira e gás, que ficam a anos-luz no espaço. A faixa luminosa formada pela Via-Láctea é visível de qualquer ponto da Terra. Também, os binóculos são utilíssimos para vasculhar os céus quando procura ou observa cometas, que aparecem ocasionalmente no sistema solar. Binóculos

Exemplo de um binóculo usado em Astronomia.

6 - Telescópio

Se você passar a gostar realmente da Astronomia, adotá-la como um hobby, vai acabar comprando um telescópio. Existem três tipos de telescópio: o refletor, o refrator e o refletor-refrator.

Telescópio Konusmotor 70900EQ - Equatorial

Acima temos um exemplo de telescópio refrator. O modelo do exemplo é indicado para usuários: Nível 1/2/3 (iniciante/intermediário/avançado).

Abaixo, temos um exemplo de um telescópio refletor Newtoniano avançado. Possui uma distância focal (DF) de 1400mm e um espelho de 150mm de diâmetro. indicado para usuários avançados.

Telescópio Toya Startec 1501400EQ - Refletor Equatorial

Se você for audacioso poderá consultar livros sobre astronomia e sobre telescópios em bibliotecas públicas, ou até mesmo na internet, para montar o seu próprio telescópio. Montar um telescópio refletor é mais fácil do que pensa (pelo menos para alguns!). Um livro de preço acessível sobre como montar um telescópio astronômico poderá ser de grande utilidade. Achará o projeto interessante.

A observação

Quando avistamos um ponto mais luminoso no céu, logo ficamos imaginando se é uma estrela ou um planeta. As estrelas são fontes de luz, ou seja, grandes usinas nucleares que lançam sinais eletromagnéticos no espaço. Acham-se a grande distância da Terra, sendo que a mais próxima, fora o Sol, fica a 4,3 anos-luz de distância. A luz viaja a uns 300.000 quilômetros por segundo. Visto que a luz das estrelas viaja tanto para chegar até nós, ela se torna fraca. Precisa ainda penetrar na crescente densidade da atmosfera da Terra, o que desvia os raios para diferentes direções. De um modo geral, se o que você estiver observando cintilar, ou piscar, é uma estrela.

Já os planetas, assim como a Lua, apenas refletem a luz do Sol. Acham-se relativamente perto de nós, sendo parte do nosso sistema solar. Assim, os planetas visíveis a olho nu refletem uma luz firme e estável, que não pisca. Uma outra dica para saber se o que você está observando um planeta e não uma estrela é quando, no decorrer da observação durante noites sucessivas, ele muda de lugar em relação às estrelas que ficam aparentemente fixas.

A Lua e os planetas

Naturalmente, achar a Lua é fácil. Quando está visível, ela domina o céu noturno. A lua cheia é realmente bonita, e, ao passo que a noite vai avançando até o dia amanhecer, ela parece viajar do leste para o oeste. Observando mais atentamente, tendo as estrelas como guia, vemos que a Lua está realmente viajando na mesma direção que nós, do oeste para o leste. Verifique isso por uma ou duas horas ou em duas noites consecutivas, notando a posição das estrelas fixas em relação à Lua. Visto que a Terra gira sobre o seu eixo mais rápido do que a Lua faz a sua órbita, a Lua vai ficando para trás.

Quando a lua está mais cheia, o astrônomo pode confrontar-se com o problema da luminosidade excessiva. Uma dica é observar a Lua do quarto ao sétimo dia, ou do vigésimo segundo ao vigésimo quarto dia, a contar da lua nova, visto que nesses períodos as sombras das montanhas e das beiradas das crateras ficam mais longas e mais nítidas, facilitando a sua observação. Isso vale também para as constelações, ou grupos de estrelas.

Eclíptica e o zodíaco

A eclíptica é a trajetória aparente do Sol na sua viagem anual, com as estrelas no fundo. A eclíptica intersecta o equador celestial por volta de 23,5 graus. O zodíaco, que significa “círculo dos animaizinhos”, é uma faixa imaginária de estrelas que segue a eclíptica estendendo-se por uns 8 graus em cada lado. O Sol, a Lua e os planetas visíveis a olho nu sempre estão dentro dos limites do zodíaco.

Os planetas

Mas como saber que planeta está observando? Mercúrio e Vênus sempre ficam ao oeste no céu noturno e ao leste de manhã, nunca a pino. O único páreo para Vênus é a Lua. Você provavelmente o conhece como Estrela D’alva. Os planetas do sistema solar que ficam mais distantes do que a Terra viajam do leste para o oeste. Marte, Júpiter, Saturno e Urano também são visíveis a olho nu. É preciso primeiro consultar os programas de computador para determinar a sua posição, visto que eles se escondem entre as estrelas.

Até Agosto de 2006, quando a União Astronômica Internacional (UAI) alterou a definição oficial do termo planeta, Plutão era considerado o nono planeta do Sistema Solar. Hoje é considerado um planeta anão, ou um planetóide, por ser muito pequeno.

Próximos do Sol encontram-se os quatro planetas rochosos, que são compostos de rochas e silicatos, são eles Mercúrio, Vénus, Terra e Marte.

Planetas rochosos

Mercúrio Vênus Terra Marte

Depois da órbita de Marte encontram-se quatro planetas gasosos Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Mercúrio é o mais próximo do Sol, a uma distância de apenas 57,9 milhões de quilômetros, enquanto Netuno está a cerca de 4500 milhões de quilômetros. Sendo assim, os planetas do sistema solar são oito: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno. Todos os planetas receberam nomes de deuses e deusas da mitologia greco-romana.

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No alto à direita temos a Lua. Os corpos celestes que estão formando uma linha curva são os oito planetas do nosso sistema solar.

As estrelas

Algumas estrelas são de especial interesse para nós. Uma é a Sírius: ela é a mais brilhante. É também uma estrela dupla, ou seja, duas estrelas que giram em torno de um mesmo centro. A segunda estrela mais brilhante é a Canopus. Ela já serviu de ponto de referência para naves espaciais se orientarem no espaço e para voltarem as antenas em direção à Terra para facilitar a comunicação com a torre de comando.

Ajuda disponível

Você poderar receber ajuda valiosa se entrar para um grupo de Astronomia. Nestes grupos existem muitas pessoas que são apaixonados por esta ciência. Encontramos muitos profissionais e amadores que estão dispostos a dar as orientações necessárias para que você possa tirar o máximo de proveito deste hobby.

Embora exista diversos grupos do gênero, gostaria de destacar um em especial, o Perdidos No Espaço. Este grupo foi fundado pelo meu amigo Ney. A sua modesta o levaria a negar mas, considero-o um guru na Astronomia. Ele foi, e ainda é, o meu mestre. O pouco que eu sei de Astronomia, aprendi com ele, neste grupo. Naturalmente, para que você possa fazer parte deste grupo, você precisa ter uma conta no Yahoo.

O Perrdidos No Espaço é um grupo orientado especialmente para a observação, onde você pode contar o que você observou, entregar relatórios de observação, tirar suas dúvidas e também partilhar, com os mais novos, o que você já aprendeu. Este é um grupo sem fins lucrativos que tem como único objetivo a divulgação desta maravilhosa ciência. Os requisitos essenciais para o Perdidos No Espaço é: respeito aos colegas e boa vontade.

Se você já tem uma conta no Yahoo e deseja entrar para o Perdidos No Espaço clique aqui. Ou se desejar enviar um e-mail privado para o listowner, clique aqui.

Importante

1 - Nunca olhe para o Sol nem para as suas proximidades com o telescópio ou com o binóculo; você pode ficar cego.

2 - Não se precipite em gastar dinheiro com equipamentos, visto que você pode acabar perdendo o interesse.

Sim, se você realmente aderir a Astronomia com seu hobby, pode ter certeza que você jamais irá se arepender. A Astronomia é um hobby de fascinante aventura de constantes descobertas.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Erros imperdoáveis num currículo

A editora da Info Silvia Balieiro dá dicas, no seu blog, sobre os erros que devem ser evitados num currículo. Confiram:

Um currículo pode não garantir a vaga, mas precisa ser bem feito para abrir as portas para uma entrevista num processo de seleção.

Alguns detalhes podem tirar as suas chances de seleção. Seja uma informação errada, uma mentirinha inocente ou a falta da informação que realmente interessa.

Na edição de março, a INFO traz uma matéria falando dos 7 erros que devem ser evitados num currículo. Aqui no blog vou citar 3 deles.

1- Você sabia que algumas pessoas deixaram de ser contratadas pelo Google porque o e-mail que colocaram no currículo estava desatualizado? Essa informação me impressionou bastante. Até então, achava que a atualização dos dados era algo óbvio para candidatos a uma vaga. Acontece que muitas vezes o currículo não é selecionado imadiatamente. Ele vai para um banco de dados e meses depois o candidato é chamado. Por isso, a dica é: evite colocar número de celulares ou endereços de e-mail que mudem com freqüência.

2- Citar as tecnologias e linguagens que você domina não é suficiente. Procure incluir no seu currículo os projetos que participou. Não se esqueça de citar o quanto a empresa ganhou com ele e, se for o caso, quantas pessoas estavam sob seu comando.

3- Qualquer mentira está fora de questão. Se você não domina Java, não adianta incluir a linguagem no currículo. Se o seu inglês é macarrônico, nem pense em colocá-lo como fluente no seu currículo. Mais cedo ou mais tarde a mentira será descoberta. Ruim para a empresa, que perde tempo com a entrevista, e pior para o candidato, que é desmascarado em plena seleção.

Fonte: Blog da Silvia Balieiro

quarta-feira, 23 de abril de 2008

COMO ENFRENTAR OS PROBLEMAS DO TRÂNSITO

 

congestionamento

VOCÊ tem uma consulta com o médico e, por isso, sai de casa imaginando que tem tempo de sobra para chegar lá. Só que não contava com aquele engarrafamento no trânsito. O tempo vai passando, seu carro se move devagar e você fica cada vez mais ansioso. Finalmente consegue chegar ao consultório, mas com meia hora de atraso.

Quando se vive na cidade, uma das coisas mais frustrantes é o trânsito, em especial quando há engarrafamentos que bloqueiam as ruas e poluem o ar. Infelizmente, não há indícios de que esse transtorno diário vivido por milhões de moradores de cidade esteja diminuindo.

O Instituto de Transporte do Texas relatou o seguinte sobre os Estados Unidos: “A incidência de trânsito congestionado aumentou em todo lugar, em áreas pequenas e grandes.” O relatório acrescentou que as autoridades simplesmente não conseguem encontrar soluções adequadas para lidar com as necessidades crescentes dos que dirigem na cidade. Essa situação ocorre em todo o mundo. Recentemente, milhares de motoristas na China ficaram presos num engarrafamento de 100 quilômetros que levou vários dias para ser resolvido pelos policiais. Na Cidade do México, percorrer 20 quilômetros de carro pelo centro da cidade pode levar mais de quatro horas — mais do que uma pessoa comum levaria se percorresse a mesma distância a pé.

Não é difícil perceber por que as ruas ficam congestionadas com o trânsito. As cidades não param de crescer e, atualmente, cerca de metade da população mundial vive em áreas urbanas. À medida que as cidades crescem, o número de veículos também aumenta. Um escritor descreveu esse problema da seguinte maneira: “São muitas pessoas com seus muitos carros, querendo dirigi-los no mesmo espaço apertado.”

Por que é difícil solucionar problemas de trânsito?

Visto que a humanidade depende de automóveis, as cidades têm de lidar com um número cada vez maior de veículos. Nos Estados Unidos, a cidade de Los Angeles, com uma população de cerca de 4 milhões de pessoas, tem mais carros do que habitantes. Outras cidades talvez não tenham chegado a esse ponto ainda, mas poucas conseguem lidar com a crescente quantidade de veículos. Carlos Guzmán, presidente da Comissão de Urbanismo de Madri, declara: “As cidades não foram projetadas para o automóvel.” Cidades antigas, com ruas estreitas, são as que mais sofrem. Mas mesmo nas metrópoles modernas, as vias largas logo ficam congestionadas, especialmente durante as horas de maior movimento de manhã e à tarde. “As grandes cidades agora passam a maior parte do dia congestionadas, e esse problema tende a se agravar”, observa o Dr. Jean-Paul Rodrigue em seu relatório “Problemas no Transporte Urbano”.

Visto que os programas governamentais de construção de estradas não conseguem acompanhar o ritmo das vendas de carros, o rápido crescimento do número de veículos pode superar até mesmo o melhor sistema rodoviário. O livro Stuck in Traffic—Coping With Peak-Hour Traffic Congestion (Preso no Trânsito — Como Lidar com o Congestionamento na Hora do Rush), explica: “A longo prazo, a construção de novas estradas ou a ampliação das que já existem não reduz de forma significativa a intensidade do congestionamento nas horas de maior movimento.”

A falta de vagas para estacionar também contribui para congestionar o trânsito. Em qualquer hora do dia, é bem possível que um grande número de carros esteja circulando pelas ruas da cidade apenas à procura de um lugar para estacionar. Estima-se que a poluição do ar causada pelo trânsito — principalmente nas cidades — provoca a morte de cerca de 400 mil pessoas todo ano. Segundo um relatório, o ar em Milão, Itália, está tão contaminado que respirá-lo nas ruas da cidade durante um dia equivale a fumar 15 cigarros.

O custo gerado pelo trânsito congestionado também deve incluir o tempo que os motoristas perdem e o estresse que sofrem. É difícil medir o impacto emocional, mas um estudo realizado nos Estados Unidos calculou que o custo financeiro dos engarrafamentos em 75 das maiores cidades do país seja cerca de 70 bilhões de dólares por ano. É possível fazer alguma coisa para melhorar a situação?

Algumas soluções que amenizam o transtorno

Várias cidades já adotaram medidas drásticas. Cingapura, que tem uma das maiores concentrações de veículos do mundo, controla o número de carros que as pessoas podem comprar. Lugares históricos, incluindo várias cidades da Itália, baniram por completo a circulação de carros no centro da cidade durante a maior parte do dia.

Uma solução apresentada por outras metrópoles é a “taxa de congestionamento”, uma quantia que os motoristas têm de pagar para entrar no centro da cidade. Em Londres, essa medida conseguiu reduzir em 30% os atrasos causados pelo trânsito, e outras cidades parecem querer fazer o mesmo. Em lugares como a Cidade do México, México, os carros só podem circular no centro em certos dias, de acordo com o número da placa do veículo.

As autoridades municipais também investem enormes somas de dinheiro na atualização dos sistemas de transporte público, no melhoramento das estradas e na construção de anéis rodoviários. Elas usam sistemas computadorizados para controlar os sinais de trânsito e alertar a polícia para que possa resolver rapidamente os engarrafamentos provocados por acidentes. Pistas só para ônibus e faixas que mudam de sentido conforme a necessidade do trânsito também aliviam a circulação de veículos. Mas o sucesso dessas medidas ainda depende muito da cooperação dos cidadãos.

O que você pode fazer para ajudar?

Seguem-se algumas sugestões para ajudá-lo a lidar melhor com o trânsito congestionado em sua cidade. Para distâncias curtas, andar a pé ou de bicicleta pode ser a melhor solução. Em muitas situações, qualquer um desses dois meios de locomoção acaba sendo mais rápido, prático e saudável. Em trajetos maiores, a melhor opção talvez seja o transporte público. Muitas cidades estão tentando melhorar o sistema de ônibus, metrô e trem para incentivar as pessoas a deixar o carro em casa. Além disso, também pode ser uma maneira de poupar dinheiro. Você talvez tenha de fazer parte do percurso de carro, mas depois pode usar o transporte público para chegar ao centro da cidade.

Se tiver mesmo de ir de carro, pode combinar com outros para usar o mesmo veículo. Essa é uma das maneiras mais eficazes de reduzir o trânsito nas horas de maior movimento. Nos Estados Unidos, 88% das pessoas que vão para o trabalho fazem-no de carro, e dessas, cerca de dois terços viajam sozinhas. Se boa parte das pessoas que vai para o trabalho de carro fosse convencida a fazê-lo em grupo, isso “poderia produzir excelentes resultados nos índices de atraso e congestionamento durante os períodos em que o trânsito é mais intenso”, declara Stuck in Traffic. Além disso, em muitos lugares há faixas de maior velocidade só para carros com duas ou mais pessoas. Carros com apenas uma pessoa não podem circular nessas faixas.

Se você pode decidir quando é que vai dirigir pela cidade, evite as horas de maior movimento. Isso facilita a sua vida e a dos outros motoristas. E se estacionar corretamente, seu veículo não vai atrapalhar o trânsito. É claro que mesmo o melhor plano não garante que você não ficará preso num engarrafamento. Nesses momentos, ter uma atitude positiva pode ajudá-lo a diminuir a frustração. — Veja o quadro [abaixo].

Taxista parado no trânsito

Manter a calma no meio do
trânsito caótico

Jaime, um taxista em Madri, Espanha, convive com engarrafamentos já por mais de 30 anos. A seguir ele explica o que o ajuda a manter a calma em situações complicadas:

  • Levo alguma coisa para ler. Assim, não fico tão frustrado quando o trânsito está completamente parado.
  • Se o trânsito está muito lento, escuto as notícias no rádio ou ouço uma gravação da Bíblia. Dessa forma, ocupo a mente com outras coisas e não fico pensando no trânsito.
  • Em geral, eu nunca buzino. Isso apenas incomoda as pessoas e não serve para nada. Por ser educado com outros motoristas, evito me estressar e ajudo outros a fazer o mesmo.
  • Ao me deparar com motoristas agressivos, procuro manter a calma e uma distância razoável deles. Não há nada que substitua a paciência.
  • Apesar de tentar achar caminhos alternativos, eu informo os meus passageiros que é possível que o trânsito intenso provoque atrasos. Dirigir na cidade nem sempre é compatível com a pontualidade.

Uma coisa é certa, se você vive numa cidade grande, terá de se acostumar ao trânsito congestionado. Ainda assim, por individualmente tomar medidas conscienciosas e ser educado e paciente com outros motoristas, você poderá aprender a lidar com os desafios do trânsito.

Leia mais sobre isso no site oficial das Testemunhas de Jeová

Blog ensina a fazer decoração com tijolinhos

TIJOLINHOS DECORATIVOS

Sabe aquela decoração que vê nas revistas ou na TV e fica pensando: "Mas que linda decoração!" Pois é, o Blog Bem Simples dá uma excelente dica para você fazer aquela decoração que você sempre quis. Siga o passo-a-passo:

As paredes com tijolos aparentes são um recurso clássico na decoração. Siga esses passos para obter um efeito que o imita.

Você precisa de

Fio de algodão
Giz
Fita adesiva de 1 cm de largura
Massa corrida
Areia
Espátula
Selador de parede
Tintas acrílicas: laranja, preto, vinho, azul queimado, verde cimento
Tinta látex branca
Pincéis
Pano de algodão

Passos

1

Faça linhas na parede paralelas ao chão.
Para isso, prepare um fio de giz da seguinte maneira:
Passe o giz pelo fio de algodão, segure as duas pontas e estique-o bem contra a parede. Depois, puxe do meio para fora e solte para que o giz fique marcado na parede. Repita o procedimento várias vezes, fazendo linhas horizontais.
As linhas devem ter uma distância de 6 centímetros entre si.
Sobre essas linhas, meça o comprimento de um tijolo. Faça uma fileira diferente da outra, para que os "tijolos" fiquem desencontrados.
Comece com um tijolo inteiro e, na fileira de cima, com meio tijolo.
Coloque a fita adesiva de 1 cm sobre as linhas horizontais e verticais.

2

Misture a massa corrida com areia fina.
A proporção é de 6 colheres (sopa) de massa corrida para 2 de areia.
Com uma espátula, deixe a mistura bem homogênea. Coloque essa mistura no espaço de cada tijolo, com uma espessura de 3 milímetros.
Quando terminar a fileira, passe a espátula para alisar cada tijolo. Assim, você não terá que lixar.

3

Retire a fita adesiva enquanto o material ainda estiver fresco. É mais fácil do que quando estiver seco. Deixe secar.

4

Passe o selador sobre os tijolos e, depois, pinte com uma mistura de tintas nas cores laranja, vinho, azul queimado e uma gotinha de preto.

5

Passe um pano umedecido com o selador por cima para misturar as cores. Deixe secar.

6

Passe o selador sobre toda a superfície, incluindo os tijolos já pintados. Com um pincel, pinte as juntas com uma mistura de tinta látex branca com uma pequena quantidade de verde cimento e de preto.
Acrescente um pouco de areia a essa preparação.
Deixe as manchas de pintura que ficaram nos tijolos.
Passe o pano sobre os tijolos para espalhar a tinta. Assim, você suavizará os tons.
Deixe secar.

Importante
  • Esta técnica é recomendável para paredes internas.
    Este efeito é ideal para paredes em mau estado, já que a textura dissimulará as imperfeições.

Fonte: Bem Simples

Tremor de terra

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O terremoto de 5,2 graus na escala Richter ocorrido ontem à noite, com epicentro no Oceano Atlântico, a 270 km da capital paulista e a 218 km a sudoeste de São Vicente, foi o maior sismo já registrado no Estado de São Paulo. O terremoto - o 4º maior registrado no País - durou cerca de 5 segundos, segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB). Ocorreu a uma profundidade de 10,7 km, informou o U.S. Geological Survey (USGS), serviço de monitoramento de terremotos do governo dos EUA. Registros anteriores indicavam que o maior abalo já registrado em São Paulo atingiu 5,1 graus na escala Richter, em 27 de janeiro de 1922, na cidade de Mogi-Guaçu. Além de São Paulo, o tremor foi sentido também no Paraná, Minas Gerais, Rio e Santa Catarina, a mais de 500 km do ponto de origem. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

DILEMA DA VARÍOLA

“A varíola matava 2.000 romanos num só dia, por vários anos, durante o reinado do imperador-filósofo Marco Aurélio Antonino”, diz a revista Health. “Ela matou dois milhões de astecas, no século 16, depois que os missionários espanhóis fizeram os índios pôr-se em fila para beijar um Crucifixo — sem refletir, naturalmente, na sua limpeza.” Também dizimou várias tribos indígenas norte-americanas, e, no século 18, causou até 600.000 mortes por ano na Europa.

A vacina contra a varíola foi descorberta no ano de 1796 por Edward Jenner. Desde então, fizeram-se esforços de erradicar essa doença mortífera. Por fim, a varíola foi erradicada por um programa de vacinação promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a última vítima morreu em 1978. “Trata-se da primeira, e, até agora, da única doença que a ciência pode afirmar ter abolido completamente”, diz Health. A varíola não tem cura. A única medida eficaz é a vacinação.  A vacina é baseada na administração de vírus vivo vaccinia (o nome vacina vem do nome deste vírus já que foi a primeira vacina), aparentado da varíola. Este vírus leva à imunização eficaz mas numa pequena minoria de inoculados pode produzir sintomas graves como infecção generalizada, encefalite, febre, exantemas, e outros sintomas. A morte advém em 1 em cada milhão de inoculados. Indivíduos idosos em todo o mundo foram vacinados antes de 1970 e portanto continuam imunes.

A má notícia é que o vírus ainda sobrevive, sob os auspícios da OMS, em frascos colocados em cofres de segurança em Atlanta e em Moscou, e não se chegou a nenhuma decisão sobre o que fazer com eles. Alguns são a favor de destruí-los por completo, antes que sejam acidental ou deliberadamente liberados, ao passo que outros acham que a ciência pode encontrar alguma utilidade para tal vírus.

Este dilema fez com que o Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush anunciasse, em 2002, um plano para vacinar 500 mil funcionários da área de saúde contra a varíola. Segundo a rede de TV americana CNN, após a primeira leva de vacinação, outros sete ou dez milhões de funcionários de saúde, bombeiros, policiais e socorristas seriam vacinados, como proteção contra ataques bioterroristas.

Segundo a emissora, a vacina também estaria disponível para o público, mas apenas através de avaliações feitas por clínicas. O governo recomendou que ninguém, além dos trabalhadores de saúde e socorristas, tomassem a vacina. Desde os atentados de 11 de setembro de 2001, o presidente americano vem avaliando o impacto de um potencial ataque bioterrorista com o vírus da varíola e estudando se valeria a pena expor a população aos efeitos por vezes letais da vacina.

Como se preparar para um concurso público?

 

Para conseguir uma vaga numa empresa pública é preciso passar num concurso. Essa tarefa não é das mais fáceis. Para conquistar uma cadeira no Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), que você vê na foto aí de cima, era preciso disputar cada uma das 1980 vagas com 23 333 inscritos.

Além da concorrência, que pode ser comparada a de um vestibular para Medicina, o volume de matéria é um agravante e exige um bom tempo de dedicação aos estudos. A média de tempo para conseguir um crachá de servidor público pode chegar a três anos, segundo a empresa de cursos preparatórios Central de Concursos.

Além de mergulhar nos livros, algumas dicas podem encurtar o caminho para o tão esperado emprego público. O professor Adalberto Pinto, especializado em técnicas de concursos da Central de Concursos, dá cinco dicas valiosas para quem luta por uma vaga no governo.

1 – Dedique pelo menos duas horas por dia aos estudos.
2 – Pesquise provas antigas do órgão que você pretende entrar.
3 – Leia bem o edital e compare as provas anteriores. “É importante ver o que o edital está cobrando com o que já caiu em outras provas. O conteúdo geralmente é muito grande e é preciso dar foco nos temas que sempre aparecem”.
4 – Não deixe de lado as matérias que são sua especialidade. "Por achar que já sabe do assunto, algumas pessoas não estudam os temas que consideram mais fáceis. É aí que erram".
5 – Não basta apenas entender e sim fixar. As questões são sempre repetidas.

Fonte: Revista Info

Nardoni e Anna Jatobá tinham o direito de falar


Carla Soares Martin

O repórter Valmir Salaro, da Rede Globo, disse na terça-feira (22/04) que a entrevista exibida no último Fantástico, com o casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, tinham o objetivo de dar o direito de os acusados apresentarem ao público sua versão do caso.

“Apenas a polícia e o Ministério Público estavam se manifestando. Não podemos repetir uma Escola Base”, afirmou o jornalista. Valmir se refere às acusações inverídicas, embarcadas pela mídia, contra quatro sócios e um casal de pais da Escola de Educação Infantil Base, em 1994, em São Paulo. As afirmações infundadas acabaram com a reputação dos proprietários e ex-funcionários da escola.

O inquérito policial sobre a morte de Isabella Nardoni, em 29/03, não foi concluído. A polícia, contudo, trabalha com a hipótese de envolvimento do casal.

Salaro conseguiu a exclusiva a partir do pai de Alexandre, o advogado Antonio Nardoni, e outros advogados de defesa. Segundo o jornalista, não se fez imposição alguma para que houvesse a entrevista, nem que se deixasse de realizar qualquer pergunta.

O jornalista, no entanto, disse que o objetivo da entrevista não era o de interrogar o casal. “A polícia já o fez”, afirmou. “Não estava em busca do furo, estava em busca da verdade.” Da versão do casal, completou Salaro.

Fonte: Comunique-se. O Portal da Comunicação.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Brasil envia tropas para a África!

Calma! Não se trata de soldados humanos. Acontece que a mandioca é um alimento básico de cerca de 200 milhões de pessoas na África. Só que uma espécie de ácaro, chamado Tanajoá, que é considerado uma das pragas mais devastadoras de mandioca do mundo, estava prejudicando grandemente as plantações, destruindo quase um terço delas! E agora, graças a um pequeno predador chamado Typhlodromalus aripo, a produção de mandioca aumentou significativamente. De acordo com a revista New Scientist, o Typhlodromalus aripo foi importado do Brasil, mais precisamente do Nordeste, para combater a praga! Os pesquisadores descobriram que nesta região brasileira, onde há muitas plantações de mandioca, são raros os problemas causados por esse ácaro. Descobriu-se que o Typhlodromalus aripo fica na ponta do pé de mandioca, esperando o tanajoá para devorá-lo! O Typhlodromalus aripo não só mata até 90% dessas pragas, diz a revista, como também colabora com o lavrador, que pode dispensar o uso de pesticidas, os quais muitos não têm condições de comprar. Essa é uma verdadeira tropa de elite!

domingo, 20 de abril de 2008

Especialista diz que falta ambição para blogs brasileiros

No dia 9 de abril último, o Yahoo Notícias publicou uma entrevista com o jornalista Alexandre Inagaki que desde 2002 escreve no Pensar Enlouquece, Pense Nisso . Nesta entrevista foram abordados pontos importantes no tocante a qualidade e a seriedade dos blogs brasileiros e faz uma ligeira comparação com a "blogosfera" portuguesa.
É preciso compreender a força que os blogs têm na comunicação nesses últimos dias e também estar à par das possibilidades lucrativas que podem ou não estar envolvidas. "A evolução que teve", diz Inagaki, "foi a profissionalização dos blogs no Brasil, o fato que dá realmente para ganhar dinheiro diretamente com eles. O que sempre existiu e o que ainda é a grande forma de monetização são as oportunidades que você consegue através dos blogs". Mas para que isso seja realmente possível, à nível individual, Inagaki afirma que a especialização se faz necessária. "Os blogueiros necessitam de algumas lições de jornalismo: como pegar uma fonte, como apurar, como entrevistar", comenta. Leia a entrevista na íntegra.